Dermatologia Veterinária

Dermatologia Veterinária
Se o pêlo de seu bichinho de estimação não anda bem, caindo ou com falhas, se ele anda se coçando, com caspas ou mudou a cor da pele, ele pode estar com algum problema de pelo.
A pele é o maior órgão do organismo e trabalha junto com vários outros órgãos internos, funcionando como uma barreira entre o animal e o ambiente, agindo como um espelho, que reflete o meio interno e ao mesmo tempo o meio externo ao qual está exposto.
O Que é Dermatologia Veterinária?
A dermatologia veterinária é área da medicina veterinária que estuda a pele e seus anexos (pêlos e unhas), e as otites (problemas de ouvido).
As doenças de pele abrangem uma gama ampla de fatores que vão desde as mais comuns como: doenças alérgicas (dermatites alérgicas por picada de pulgas e carrapatos, alergia alimentar e dermatite atópica), passando por doenças parasitárias (sarnas transmissíveis e as hereditárias), doenças infecciosas (piodermatites), doenças micóticas (tinhas e micoses profundas), até as doenças encontradas com menor freqüência como doenças imunomediadas e neoplásicas (benignas e malignas).
Existem Exames Específicos para Problemas de Pele e Pêlos?
Sim. Existem exames dermatológicos, que são feitos de acordo com a suspeita clínica:
- Raspado de pele – serve para identificar sarnas e fungos (Dermatófitos)
- Parasitológico de cerúmen – serve para identificar o ácaro causador da sarna de ouvido.
- Citologia de pele e cerúmen – identifica bactérias, fungos e os tipos celulares presentes. Pode ser utilizado também em massas e nódulos cutâneos, através de punção aspirativa.
- Cultura fúngica e bacteriana – serve para identificar qual bactéria ou fungo está causando a doença e a quais antibióticos a bactéria em questão é sensível.
- Biopsia e histopatológico – Não é requerida somente nos casos de suspeita de neoplasia, ela é bastante útil em uma série de casos onde se faz necessário uma análise mais profunda da pele acometida.
Devido à grande diversidade de fatores que causam e outros que impedem a cura das doenças de pele, é essencial uma abordagem específica para cada caso, para que haja resolução ou controle da doença.