Cães e gatos podem apresentar alterações neurológicas em qualquer fase da vida. Essas alterações podem se manifestar de forma aguda ou crônica, progredindo lentamente durante vários meses. Algumas raças têm mais predisposição, mas mesmo os animais sem raça definida podem ser acometidos.

Uma doença neurológica animal pode se manifestar de diversas maneiras como na alteração do comportamento, andar compulsivo, andar em círculos, desvio de cabeça, tendência a quedas ou rolamentos, movimento involuntário dos olhos (nistagmo), crises epilépticas (popularmente conhecidas como convulsões), cegueira, tremores, desequilíbrios, fraqueza muscular e até mesmo ocorrer paralisia (de um ou mais membros).

Nos animais mais jovens a incidência de má-formação e de doenças infecciosas é grande e, embora intoxicação e traumas possam ocorrer em qualquer idade, filhotes, devido à sua curiosidade, estão mais sujeitos a apresentar tais alterações.

Já nos animais adultos, doenças infecciosas, inflamatórias e degenerativas do disco intervertebral como a hérnia de disco, são frequentes, assim como as convulsões recorrentes. Por fim, nos animais idosos a incidência de doenças metabólicas, vasculares (infarto, derrame, isquemia, AVC) e degenerativas, aumenta, além dos tumores.

Embora os tecidos do sistema nervoso dos animais sejam dificilmente regenerados, é o veterinário especializado nessa área que pode realizar os diagnósticos e procedimentos que gerem alguma chance de recuperação dos componentes dessa área tão complexa; promovendo mais bem-estar e qualidade de vida para os animais. No Hospital Veterinário Santa Clara essa especialidade está disponível através de agendamento, aspirando ao melhor cuidado que seu pet possa necessitar.

Para mais informações sobre este serviço, fale conosco: (62) 3251-4924